Como se organizar nos estudos

segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Esse é o segundo post da categoria dicas e eu escolhi o tema "Como se organizar nos estudos". São cinco passos para fazer uma organização legal, seguindo passo a passo você vai conseguir se organizar melhor e ainda melhorar nos estudos! Eu escrevi tudo em um caderno, para deixar mais bonitinho, mas não pude deixar de escrever no post também.

(1° passo) Matéria em dia

É muito importante ter o caderno em dia, além das matérias passadas pelo professor você pode escrever um resumo e anotar partes importantes da explicação. Eu prefiro colocar a lápis, porque assim é mais fácil diferenciar a matéria dada pelo professor e minhas anotações.

Lembrar! Anote coisas importantes, dicas e macetes em um post-it, assim você sabe diferi-las e ele dá um toque especial ao caderno.


(2° passo) Destaque partes importantes

Se você tem algum material de apoio (livro, apostila, cartilha, slide, xerox, etc), use-o! Lembre-se: uma ajuda é sempre bem vinda! Principalmente se você puder destacá-lo. Use marca texto! Note como ele destaca com sutileza e dá um ênfase as partes importantes.


(3° passo) Use o material de apoio


Como o próprio nome diz, o material de apoio serve para te auxiliar na hora dos estudos, mas não se deixe enganar, não use apenas o material e deixe seu caderno de lado, ele tem coisas importantes!

(4° passo) Faça um resumo do que aprendeu

Como eu disse no 1° passo, anotar informações é algo útil, agora, para complementar suas anotações, eu indico fazer um resumo de toda a matéria, assim fica mais fácil de estudar e entender.
Dica: você também pode fazer esquemas, tópicos e tabelas.


(5° passo) Coloque tudo em prática!

A primeira coisa que deve ser feita para que isso dê certo é ter muita dedicação. Não basta ser organizado, você também deve reservar um tempo para os estudos e prestar atenção nas explicações!

Gostaram do post? Espero que consigam se organizar nos estudos!

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images