Os Oito Odiados

quarta-feira, julho 13, 2016


O mais novo filme de Western do diretor/roteirista/produtor/gênio/mito Quentin Tarantino, Os Oito Odiados, tem sido alvo de discussões sobre a qualidade da obra (pelo menos entre os fãs do Tarantino).
Vai ser um texto sem spoilers então pode ler tudo mesmo.
Ok?



O filme se passa após o fim da guerra civil americana, no estado de Wyoming. É a história de oito pessoas (nove se você contar o motorista da diligência) que se vêem presos em uma Haberdashery (loja de armarinhos na tradução oficial) em meio à uma tempestade de neve. Colocarei a sinopse completa aqui.
O filme é dividido em seis atos, muito parecido com uma peça de teatro. Esse fato incomodou muitas pessoas que acharam que o filme não utilizou todo que o cinema pode oferecer, resumindo-se somente à um cenário com pessoas conversando.

Suspense é a palavra que define o filme, é o mais diferente já feito por Tarantino, Cães de Aluguel é o que mais se aproxima nesse quesito, a própria trilha sonora do filme, criada pelo mestre Ennio Morricone, passa a ideia de algo misterioso, você se vê desconfiando dos personagens e tentando resolver o problema, e tudo se passa em um único cenário, criando uma leve claustrofobia e aproxima cada vez mais os personagens.
Atuação:
Enquanto os atores são espetaculares também, Samuel L. Jackson (em sua sexta participação em um filme do Tarantino) está perfeito no papel, é possível ver o desenvolvimento do personagem durante a história e como ele interage com os outros personagens a fim de criar um certo ar de mistério sobre o seu passado.
Jennifer Jason Leigh, que no filme é uma prisioneira que está sendo levada para ser enforcada, tem indubitavelmente a melhor atuação do filme, com a nomeação tanto no Oscar quanto no Globo de Ouro.
Kurt Russel termina a trindade dos personagens principais da história, ele cria um certo ar de mistério na história, desconfiando de tudo e de todos, ajudando a criar um filme de suspense no velho-oeste a là Tarantino.
Visual:
Não poderia escrever sobre esse filme sem tocar no assunto sobre o visual, com a Direção de Fotografia nas mãos de Robert Richardson o resultado não poderia ser outro, mesmo sendo um filme com grande parte dele ocorrendo dentro de um só lugar, as cenas de fora, principalmente no início, são impressionantes e as cenas de interior são magistralmente iluminadas criando um ar de tensão na história.Visualmente esse é o filme, senão o mais bonito é no mínimo o mais trabalhado e "caprichado" do Tarantino.
Tarantino abusa da utilização da câmera nesse filme, quase todas as suas marcas no quesito visual são visíveis, God’s View e o próprio plano detalhe aparecem nesse filme:

Roteiro:
O roteiro em questão é bom, mas não faz parte dos melhores do Tarantino, há uma certa falta de ritmo que dificultam ao assistir, não é surpresa a falta de nomeação nesse aspecto no Oscar. Há certos momentos em que a história da uma enrolada e você cansa um pouco, nada que afete realmente, mas é um problema, ainda mais em um filme de mais de três horas.
O filme é uma clara homenagem à clássicos  do faroeste no cinema, principalmente filmes como:  Sete Homens e um Destino (1960) e Os Doze Condenados (1967). O nome também é uma homenagem ao próprio diretor, com esse sendo seu oitavo filme.
Para finalizar, eu diria que é um filme que definitivamente vale a pena assistir, é um filme do Tarantino, então pessoas mais sensíveis podem achar certas cenas meio desconfortáveis por causa da violência, há bastante sangue com propósito de comicidade, como na maioria dos filmes dele.

 Informações 
Nome original: The Hateful Eight (EUA)
Ano de lançamento: 2015
Direção: Quentin Tarantino

Duração: 167 minutos (digital)/ 187 minutos (70mm)

Classificação indicativa: 18 anos
Classificação:✩✩✩
 (4 estrelas)

Espero que tenham gostado da minha primeira crítica neste site, meu nome é Michel Rautmann, e futuramente estarei de volta trazendo mais críticas e resenhas de filmes. Fui.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Eu gosto dele, do começo ao fim. Tarantino está provando ser um bom diretor de atores, com Samuel L. Jackson e Kurt Russell na cabeça de um elenco valente como o caçador de recompensas loquaz Marquis Warren e John Ruth, respectivamente, um grupo de artistas que destaca Walton Goggins (que na verdade, atualmente envolvido em uma série da HBO chamada Vice Principals) como o sul Chris Mannix e Jennifer Jason Leigh como o pérfido Daisy Domergue. O ódio oito é o mais respeitável Quentin Tarantino filme todo o caminho de Reservoir Dogs, apesar de algum risco de implausibilidade, a imprecisão genéricos e sanguinolencia excessiva; fiel ao seu estilo, mas com um diálogo frutífero e não uma verborragia história insuportável, e há explosões de violência sem justificativa.

    ResponderExcluir

Like us on Facebook

Flickr Images